É, bixo... Agora que você deixou de ser um ansioso e noiado vestibulando e já faz parte da tranqüila e normal família Psico USP, é bom que você comece a se acostumar com a sua nova rotina. Além de festas, cervejadas, sinuca e muita vagabundagem no C.A., você terá de estudar (terá?) e seguir um cronograma. Eu tô falando das disciplinas (e dos créditos) que você vai ter de cursar ao longo dos seus (5+x) anos de graduação.
Não se preocupe se você não entender tudo isso agora, mas logo essas informações serão úteis. Você terá 3 tipos de disciplina: obrigatórias, optativas eletivas e optativas livres. As obrigatórias (no 1º semestre você só terá delas) são as disciplinas que darão a sua formação mínima necessária, e você não escapa de fazê-las. Não é necessário cursá-las no semestre certo, mas em algum momento você terá de fazê-las, logo, enquanto estiver faltando uma que seja, nada de diploma. As optativas eletivas são matérias da própria Psico que você pode escolher para já ir direcionando sua formação para suas áreas de mais interesse. Já as optativas livres você pode cursar na própria Psico (também para direcionar sua formação como Psicólogo) ou em qualquer outra unidade na USP (para dar uma diversificada no seu currículo e conhecer gente estranha pela USP). Ou seja, você poderá cursar matérias na Fea, na Med ou até na Poli (não faça isso!).
Mas você pode estar se perguntando sobre a quantidade de matérias. É mais ou menos assim: cada disciplina corresponde a um número de créditos-aula (existem outros tipos de crédito, mas este é o essencial), que correspondem ao número de horas-aula por semana. Um exemplo: uma matéria de 6 créditos-aula (por exemplo, Biologia, no 1º semestre) terá uma carga de 6 horas de aula por semana. No primeiro semestre são 25 créditos-aula, logo, você terá 25 horas de aula por semana. Cada unidade tem um número de créditos mínimos para a formação. Na Psico você terá de cursar, no mínimo, 138 créditos-aula de obrigatórias, 15 de optativas eletivas e 47 de optativas livres. É bom você saber que se quiser se formar em 5 anos (vai esperando...), terá de cumprir essas metas. Como eu já disse, no 1º semestre só há obrigatórias, mas a partir do 2º, sempre que você for fazer sua matrícula (sim, você terá que se matricular a cada semestre) você terá as obrigatórias, e as listas de optativas para montar a grade do seu semestre. Ah, já ia me esquecendo de algo muito importante... as notas! Pra qualquer curso da USP, o negócio funciona assim: para ser aprovado em qualquer disciplina, a nota mínima é 5,0. Se vc ficar com média entre 3,0 e 4,9, é recuperação. E se tirar de 2,9 pra baixo, aí é bomba, dp, se fu@$%*! Guarde essa informação, pois acredite, tem veterano que ainda se confunde com esse lance das notas.
Tá, mas como você, bixo, vai controlar todos essas informações e números? É ele... O terrível e misterioso JúpiterWeb, o sistema on-line de graduação da USP, que irá te auxiliar nessa tarefa. É nele que você acompanha sua evolução no curso, suas notas (sim, se você bombar ele te lembrará disso eternamente), sua média ponderada e faz suas matrículas a cada semestre (exceto a primeira delas, que é esta que você acaba de fazer). Além disso, é ele quem te diz o número de vagas das optativas, os horários de cada uma, as informações sobre o conteúdo de cada disciplina e por aí vai. É também através do JupiterWeb que você obtém diversas informações sobre a sua graduação como divulgação de bolsas oferecidas pela USP, obtenção de atestados e outros documentos (como comprovante de matrícula e histórico escolar) entre outras coisas, por isso, é bom sempre ficar atendo ao Júpiter.
Fora tudo isso que eu te falei ainda têm as dicas de onde achar crédito fácil (muito crédito com pouco esforço) entre outras coisas, para tornar a meta de se formar em 5 anos um sonho possível. Mas aí, você pode (e deve) procurar seus veteranos para se informar sobre isso e sobre tudo o que eu te falei... Aqui eu só to dando uma resumida sobre o essencial. Tudo bem, talvez esse texto tenha te deixado ainda mais perdido do que você já está, mas aos poucos você se acostuma... É só pra você, querido bixo, já ir conhecendo estas coisas chatas, mas muito importantes. É isso aí, seja bem-vindo e aproveite a Psico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário