domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bloco G

 Diretoria
  Secreteria de Pós-Graduação
  Assistência Acadêmica
  Assistência Administrativa
  Assistência Financeira
  Seção de Informática
  Secretaria de Graduação

É na secretaria de Graduação, localizada no 1ª andar, que são realizados inúmeros serviços:

1)     Cartão USP

O cartão USP será usado para coisas significativas ao longo do curso, dentre elas, comprar créditos para comer no bandejão e alugar livros nas bibliotecas da USP. Ao fazer sua matrícula, você recebeu uma versão provisória dele, cuja validade é de seis meses. Então, você vai precisar solicitar a versão definitiva. Isso é feito no Jupiter (como mais uma infinidade de coisas). Ao entrar no Jupiter com seu número de matrícula e senha, fica disponível um meno ao lado esquerdo. Uma das opções é Cartão USP. Ao abri-la, haverá a opção Nova Solicitação, que é onde se deve clicar para pedir a versão definitiva (e, caso você perca seu cartão, para pedir reposição). É recomendável fazer isso o mais cedo possível, já que o processo de emissão do cartão costuma demorar. Só que, para tanto, é preciso esperar que o Jupiter habilite o sistema para fazer solicitações. Você vai receber um aviso, pelo e-mail USP, de que o sistema está disponível, então fique atento.
         Em caso de perda, cancele e solicite uma nova carteirinha no Júpiter. Pague a quantia necessária na Tesouraria (no corredor ao lado da secretaria, última portinha) e mostre o comprovante na secretaria, que vai autorizar a emissão do cartão. Acompanhe a chegada do cartão USP pelo Júpiter. Em caso de roubo, é só mostrar o boletim de ocorrência que as moças da secretaria autorizam a emissão.
Mais em: http://www.usp.br/drh/novo/manuais/cartaousp.PDF
Guilherme(11) e Ana Hitomi(11)

2)     Trancamento de matrícula e abandono do curso

TRANCAMENTO PARCIAL DE MATRÍCULA
Eiii, bixo! Arrependeu-se de matricular-se naqueeela matéria chata? Está com  medo de cursar aqueeeeela matéria difícil que você não vai dar conta? Vixe, não fique desesperado achando aí que não pode fazer nada. Existe o trancamento parcial de matrícula, que fecha suas atividades em uma ou mais disciplinas. Mas atenção, bixo folgado!, você não pode cursar menos  que 12 créditos-aula.
Mas fique esperto! A solicitação de trancamento parcial de matrícula é feita na Sessão de Alunos no máximo até o final da primeira metade do período letivo, obedecendo-se as datas do Calendário Escolar. Daí é só falar e assinar um formulário com o pedido. Easy.

TRANCAMENTO TOTAL DE MATRÍCULA
Quer tirar umas férias da faculdade, pensar um pouco na vida? Ou mais sério, engravidou, ficou doente? Bom, essa é a sua sessão. O trancamento total de matrícula fecha todas as suas atividades escolares em todas as disciplinas em qualquer época do ano, a não ser que você não tenha obtido pelo menos 24 créditos no currículo, ressalvando casos excepcionais, julgadas pela CG (Comissão de Graduação). Maaas se você estiver no meio das aulas, então tem que estar regularmente matriculado e não ter reprovado por falta em mais de 25% de créditos da matrícula do período letivo correspondente. Outro maaaas: esse trancamento total de matrícula não pode exceder a três anos. Passados os dois primeiros anos, no terceiro é necessária uma nova solicitação devidamente justificada e aprovada pela CG. Não ultrapassado este prazo, o aluno terá o direito de retornar em sua própria vaga, devendo submeter-se às adaptações curriculares julgadas necessárias pela CG.

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA
Tá, nessa você está não só cansado do curso, mas não quer mais saber dele e nem ouvir falar perto. Nãaaaao, bixo, não faça isso. Antes disso, converse bastante com seus veteranos, tenha o máximo de certeza (o que você, no fundo, nunca vai ter realmente) que você está fazendo a coisa certa.
Bom, e, digamos, essa sessão não é só para vocês, bixos-não-mais-bixos, mas também para aqueles chamados jubilados e os com má sorte, quer por motivos disciplinares, quer porque o trancamento total de matrícula ultrapassou o prazo, quer porque o bixo por cargas d’água não se matriculou por dois semestres consecutivos, quer não obteve nenhum crédito em dois semestes consecutivos, excetuando os períodos de trancamento ou quer porque o aluno foi reprovado por frequência em nada menos que todas as disciplinas dos dois semestres do primeiro ano. Matrícula simultânea em cursos de graduação da USP ou de outra instituição pública também não vale bixo-metido-a-esperto!
Bom, mas se você não foi expulso por “motivos disciplinares” ou o que é que isso seja ou não foi metido a esperto, não perca suas esperanças! Vocês podem retornar à USP, mas é necessário um requerimento justificado no máximo até cinco anos após o cancelamento e o número de vagas é limitado, tendo que ser inferior ao número de pedidos (as transferências e os graduados coerentemente têm preferência no preenchimento dessas vagas). A CG, daí, providencia a seleção dos interessados, examinando o histórico escolar, tempo de afastamento e outros elementos que julgar convenientes. Permitida a reativação de matrícula, a CG estabelece as adaptações curriculares indispensáveis à reintegração do aluno.
Ana HItomi(11)

Veja mais em:
https://sistemas.usp.br/jupiterweb/grdInformacoesAcademicas.jsp?codmnu=2212


CCInt - Comissão de Cooperação Internacional

         O CCInt é o responsável, no IP, por organizar acordos de intercâmbio com universidades mundo afora. Eles possuem uma sala do Bloco G, onde você pode chegar e fazer algumas perguntas em caso de dúvidas mais profundas ou real interesse sobre esses assuntos internacionais. O instituto tem acordos com universidades em vários pontos do mundo: vários países europeus, em especial instituições holandesas; universidades estadunidenses; além de vários pontos aqui mesmo na América do Sul, como na Colômbia. Há alguns requisitos para aprovação dos pedidos de intercâmbio, como número mínimo de créditos conquistados e, em alguns casos, comprovação de proficiência linguística. É importante já deixar claro para os bixos que o IP não fornece bolsas de intercâmbio - as moças do CCInt sempre deixam isso bem claro -, eles só pagam o seu estudo por lá e talvez alguma outra coisinha. Se você é um bixo explorador e busca conhecimento cultural variado, além de alguma informação acadêmica, já que há um número limitado de disciplinas a que você pode se conveniar durante o processo, o CCInt é a via mais fácil para alcançar seus objetivos.
Cézar Luquine (11)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário