domingo, 5 de fevereiro de 2012

Sobre sua nova escola...

       É isso aí, bixo... Em primeiro lugar, parabéns! Você está na USP! E o que é melhor: na Psico! Agora que você já fez a sua tão esperada e sonhada matrícula, já foi completamente pintado (e está até agora com tinta no ouvido...), que tal conhecer um pouco mais sobre a sua nova escola? Sim, é isso mesmo, eu vou falar de uma escola. Você ganhou o direito de passar (no míiiinimo) 5 anos numa das melhores escolas de Psicologia do Brasil e vale a pena conhecer um pouquinho da história e da organização da Psicologia na USP.
         Pra começar, desde a criação da USP em 1934 a Psicologia está presente... No início ela fez parte do programa do curso de Filosofia, e a partir de 1938 foi criada uma cadeira de Psicologia Educacional para o curso de Pedagogia. Mas foi no ano de 1958 que foi criado o primeiro curso de Psicologia do Brasil, vinculado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, localizado no prédio que hoje abriga o Centro Cultural Maria Antônia, administrado pela USP. A primeira turma formou-se em 1962, ano da regulamentação da profissão de psicólogo.
         Mas é em 1970 que o Instituto de Psicologia da USP é fundado, ocupando lugar no Campus da Cidade Universitária. Atualmente, ele é composto por quatro departamentos: Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA), Departamento de Psicologia Clínica (PSC), Departamento de Psicologia Experimental (PSE) e Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST). Os departamentos são os responsáveis pela organização das disciplinas que compõem a sua formação, além de organizar os programas de Pós-graduação do Instituto. Como você já deve saber (ou vai descobrir), o que não falta na nossa área são teorias, abordagens e campos de atuação, e a divisão em departamentos facilita o estudo dessas diferentes áreas. Além disso, ainda há a excelente biblioteca, e vários laboratórios para a realização de pesquisas.
         Como você deve ter reparado, sua nova escola tem uma história, percorreu um caminho de algumas décadas pra chegar a ser o que é hoje e conta com boa estrutura e organização pra você desenvolver a sua formação (você sempre vai ouvir alguém reclamar, mas pode acreditar, é boa), e espero que você queira aproveitar bastante tudo isso e esteja disposto a assumir a responsabilidade de dar continuidade a essa história, além de toda a responsabilidade que cerca a entrada em uma Universidade Pública. É isso aí, curtam a USP, curtam o Instituto e sejam felizes!

Dennys (09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário