domingo, 5 de fevereiro de 2012

Guia Prático (para o bixo)

Olá bixo,

         Bem-vindo a nossa imponente universidade, aonde você vai se perder várias vezes, aonde vão te perguntar "onde fica a bio?" e você não vai saber responder, conhecendo assim outros bixos e bixetes perdidos de outras unidades. Pois bem, a USP tem tudo que você possa imaginar, ou quase tudo, você pode passar o dia todo fazendo algo. A noite toda também. Você pode passar o tempo todo descobrindo coisas novas ou, se ficar de saco cheio, pode pegar o primeiro ônibus que passar que você chega em casa, mesmo que demore muito ou que você tenha que pegar muitos outros depois. Vamos ao guia prático da USP, escrito no nosso segundo ano, agora em sua quarta edição:

Fuvest: Calma, não estamos falando da prova. O prédio da Fuvest fica no P1, na verdade metade do prédio fica fora e metade fica para dentro da universidade.
Portanto, para você entrar nas USP tem que passar pela Fuvest, muito simbólico, não?

CEPE: Quando você olhar pra ele já vai perceber que é um clube, com piscinas grandes, 561468763 quadras de esportes, dentre outras coisas.Vira e mexe o pessoal da Psico vai lá jogar algo, é o único lugar da USP onde as pessoas estão em forma e é aonde você DEVE treinar para o Bixusp.

Faculdade de Educação: Lá, na escola de aplicação, tem crianças que brigam, e são úteis para fazer pesquisas de Etologia.
Palestras sobre educação, aulas sobre educação, e, não menos importantes, gente que entende de Psicologia.

FFLCH (também chamada por alguns de "favela)": é um lugar sem vogais, onde dão aulas longas e cansativas, onde as pessoas fumam e é de onde surgem as greves e protestos. Se alguém te incomodar lá com discurso político e você não gostar disso, fale que você é da psico você já votou, quase sempre isso funciona. Aliás, não se preocupe caso você durma em alguma aula lá, é praticamente impossível não fazer isso, e os professores sabem. Não se esqueça de ir de vermelho para a FFLCH, SEMPRE!!!

Casa de Cultura Japonesa: Lá tem uma mesa com dois ikebanas e estrangeiros que vão te perguntar coisas num português ininteligível. Tem um ponto de ônibus quase em frente onde quase todos os ônibus que estão saindo da USP passam (para alguém como você, que está começando a se orientar na USP essa é uma informação importantíssima).

FEA (mais conhecida como "Shopping"): lá tem palestras, ar condicionado, lojas de sapatos, banheiro com torneiras de ouro maciço, sala de estudos com tv de plasma e internet ultra-rápida, pufs, video game e tem um Mc Donalds também lá dentro.

ECA: Lá tem gente louca que batuca no próprio corpo, uma lanchonete, pianos, balanços em arvores e é caminho pro ponto de ônibus e pros bancos.
Tem também um xerox que imprime direto da internet ou do pen drive (diz a lenda que terá isso na psico em breve, vamos ver).

Bancos: tem bancos e um caminho de tijolos amarelos.

FAU: tem cachorros-estatua, cachorro de gravata (conhecido como FAUcão) buracos, estalactites e arquitetos.Ótimo lugar para assistir a uma Copa do Mundo (Guarde essa informação, ela será útil daqui a alguns anos).

Vet: lá é onde você leva seu cachorro pra tomar vacina ou pra castrar.

Odonto: lá tem festas e uma quadra poli-esportiva (??).

Praça do relógio: é onde não fica o relógio de sol, é o caminho pro bandejão central e pra uns outros lugares. Às vezes tem bolos de feno onde você pode pular e se divertir matando aula, sem contar que existem diversas espécies de aves que fugiram da bio e talvez por isso não tenham medo de seres humanos.

Bandejão central: Tem comida, suco amarelo infinito e é perto da psico. Se a comida estiver ruim, ponha shoyu nela; se estiver boa, agradeça a Deus. Reza a lenda que alguns anos atrás, nas dependências deste bandejão, foram vistas pessoas com nariz de palhaço conversando sobre neurologia. Aliás, aqui cabe passar adiante um lema da Psico no bandejão: NÃO PENSE, COMA! Com o tempo vocês irão entender, talvez seja porque pensar seja mentalismo, mas essa é uma discussão que não tem razão agora...

Química: Tem um bandejão, que na verdade fica mais perto da farmácia do que da química, nesse bandejão tem arroz parbolizado, melecas coloridas, sucos coloridos, pratos e atendentes mal educadas.
Não se esqueça de pegar dois sucos.

Física: tem bandejão também, o menor de todos, como lá tem suco infinito, pegar dois sucos não te leva a lugar nenhum, nesse bandejão é seu dever pegar dois copos.
É de lá que surgem a maioria dos professores de física dos cursinhos, daí dá pra saber o tipo de gente que existe lá, né?

Bandejão da prefeitura: O mais longínquo dos bandejões, tem a mesma comida que o central.
Antigamente a vantagem desse bandejão era ter suco infinito, mas agora como o Central também tem, não vantagem nenhuma em se ir tão longe. Se for, pegue dois copos.

Poli: Lá tem as maiores festas, e é de lá que sai a imagem ruim da USP. Sabe aqueles nerds que você acha que só existe em filme americano? Pois é, lá existem de diversas formas, diversos graus, com bermudas, óculos e camisetas azuis.

Geologia: Lá tem um dinossauro e um monte de pedras.

Bio: Fica no meio da Floresta, lar do Tarzan, e de monitores que parecem homens-das-cavernas.
Existem tigres dentes-de-sabre e tatus pré históricos perambulando pelo segundo andar do prédio, além de outros seres bizarros. No prédio anexo, local onde vocês terão as aulas de genética, existem as melhores salas de aula da USP, com direito a cortinas automáticas e carteiras ideais para dormir em uma quinta-feira de manhã.
Existe ainda uma lanchonete onde você pode tomar seu café civilizadamente e um CA onde vende pizza. Não se esqueça de três coisas ao frequentar a Bio: repelente de insetos, facão e por último, porém mais importante, roupa verde. SEMPRE!!!

ICB: É um lugar muito estranho, existem vários ICBs cada um mais bizarro que o outro, com cheiros característicos e professores com sotaques peculiares. Existem milhares de coisas high-tech lá, como aulas 3D, elevadores grandes e chuveiros em corredores.
ICB III, esse merece destaque, nesse existem cadáveres (isso mesmo, humanos!) e por isso outras coisas saídas de filmes de terror japonês, tipo salas com baldes separados com a seguintes inscrições: cabeça, pernas, fetos...bom já deu para entender, né?
Mas não se preocupe, você não será obrigado a ver ESSAS salas, mas cuidado com a porta vermelha no fim do corredor do 2o andar, ou seria 1o subsolo?

Marinha: Na frente do ICB III, tem um Departamento da Marinha ligado a tecnologia, não sabemos direito para que serve aquilo, mas do lado tem uns galpões imensos, a área 51 da USP. Reza a lenda que foram para esses barracões que trouxeram o ET que caiu em Varginha, trouxeram para cá e falaram que tinham levado pra Unicamp para despistar, mas essa parte é só lenda, ao contrário do resto das informações contidas desse guia.

Museus: sem dúvida lugares cheios de cultura e que todos devem ir e se enriquecer intelectualmente. A USP tem uma porrada deles, incluindo o de Anatomia (ICB III) e o do crime (Academia de policia).

Cinusp: Cinema da USP, tem gente que vai lá mesmo em dias que nem sequer tem aula.

IME: Reze para nunca ter que ir lá, não existem festas lá, apenas a temível prova de recuperação de estatística, aliás sempre que falarem estatística faça o sinal da cruz e beije seu crucifixo.

IO: Eles têm barcos e uma praça com o nome do instituto. Às vezes tem festas.

Academia de polícia: Tem policiais, cheiro ruim e aos sábados tem bandeirantes que vendem biscoitos ruins, existe o museu do crime lá.

FOFITO: tem uma placa bem tosca e fazem parte do resto da usp. Mesmo tendo as melhores alunas, esteticamente falando, claro.

HU: Sempre que alguém de carro te chamar enquanto você anda tranquilamente pela USP, esse alguém vai te perguntar onde fica esse tal HU, para você mostrar que é alguém que conhece bem a USP, afinal leu esse manual, diga-lhe que é só seguir em frente e virar a direita na rotatória. Não importa onde você esteja, apenas diga isso, SEMPRE!!! Lugar bom para você saber onde fica, pois caso algum amigo seu esteja passando mal de tanto beber em alguma festa é para lá que ele terá que ser levado, entendeu a importância ?

SanFran, a faculdade de Direito: Fica fora do campus, no centro da cidade. As salas são imensas, com quadros de personalidades importantes. Todas as salas lembram salas de fórum, as aulas tem 50min com direito a sinal avisando quando a aula acaba, tem um professor de Psicologia Jurídica aloprado que nas palavras dele "só fala com pessoas legais" tipo fundadores de organizações criminosas. Tem um CA que parece um boteco com direito a Playstation para os alunos, ótimo lugar para quem gosta de pessoas bem vestidas, principalmente na turma da noite. Há um bandejão lá também.

Faculdade de Medicina: não fica no nosso campus também, lá tem metrô perto e é perto da rua Teodoro Sampaio, onde tem lojas de música. Não existem pessoas lá, afinal os alunos de Medicina tem aula no ICB.

USP leste: Fica lá em Guarulhos, perto do aeroporto. Tem 3 prédios e cursos lado B. Como seu campus fica longe da civilização, eles fazem festas em São Paulo mesmo, festas estas que são altamente recomendáveis.

Psico: esse é legal até, merece subdivisões:

Corredor da Psico: tem uma caminhonete (sempre), varias pessoas tentando te enganar vendendo coisas caras.
Às vezes tem festas, que chamam de happy hour, sarau ou bota fora (dependendo de quem organiza),algumas vezes tem música ao vivo

Íamos esquecendo da praça do P1: Assim que você entrar na USP pelo P1, haverá uma rotatória com a rosa dos ventos desenhada no chão e no centro uma estátua humanóide, não se deixe enganar essa é uma homenagem a alguns colaborares da USP, os ETs! Ou você achou q aquela estátua é de um ser humano?! (evidências: repare no tamanho dos braços e da cabeça em relação ao resto do corpo. No centro das rosa dos ventos... qual é? Quem eles pensam que enganam?!!)

Outros lugares: Existem outros lugares na USP, mas aí você descobre sozinho,e vai perceber que são todos frutos da sua imaginação, aliás, a USP é fruto da sua imaginação, você não passou na Fuvest, pare de ler isso e vá estudar para passar!!!

Tudo que foi dito aqui é verdade absoluta e incontestável.

Igor/Rayje/~ (06) - Headhunter na Aywa Executive Search
Clayton (06) - Mestrando em Psicologia Clínica na USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário