terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Teatro

         Para quem gosta de teatro, a USP tem três opções de produções, o Teatro da USP, as peças do curso de Artes Cênicas e da Escola de Artes Dramáticas. São exibidas peças para todos os gostos, desde as mais experimentais, com roteiros novos, até montagens de clássicos do teatro mundial.

TUSP
         O TUSP fica fora da Cidade Universitária, no Centro Universitário Maria Antônia, na Consolação e está ligado à pró-reitoria de Cultura e Extensão. Foi criado em 1955, por diversos diretórios acadêmicos, e, em sua história, já passou por diversos endereços e diretorias, estando agora sob direção de Abílio Tavares e com um grupo de teatro, o grupo TUSP, criado em 1996.
         Ali são realizadas oficinas de teatro livre, workshps, encontros, festivais, palestras, debates e montagens. Os espetáculos do grupo TUSP são exibidos ali, mas muitas montagens de outras companhias de teatro também encontram espaço no TUSP.
         Os ingressos costumam custar R$20,00, mas podem variar de acordo com o espetáculo. Para maiores informações sobre horários, preços e outras atividades oferecidas, acessar o site www.usp.br/tusp, ou ligar no telefone (11)3255-7282, ramal 41 ou 42.


CAC
         O departamento de Artes Cênicas da USP fica na Escola de Comunicações e Artes, e sua produção teatral vem do curso de Artes Cênicas e da Escola de Artes Dramáticas (EAD). A EAD é um curso técnico de formação de atores e possui semestralmente montagens feitas pelos alunos nas disciplinas de oficina de montagem. Um diretor de é chamado para dirigir o espetáculo e os alunos fazem a interpretação, normalmente de textos de grandes dramaturgos. As peças ficam em cartaz por alguns meses e, à vezes, abrem temporada em outros teatros fora da USP.
         Já o curso de Artes Cênicas forma atores e diretores, que ao final do curso montam individualmente peças para seus trabalhos de conclusão de curso. Em geral, são os próprios alunos que escrevem e dirigem as montagens, caracterizando um trabalho mais experimental. Cada peça dos alunos do curso de Artes Cênicas fica um mês em cartaz, mas como são muitos alunos e muitas montagens, sempre há alguma coisa em exibição.
         Tanto as montagens da EAD, quanto das Artes Cênicas são exibidas no Teatro Laboratório, que fica Av. Professor Luciano Gualberto, travessa J, 215, e as entradas são gratuitas, sendo que os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário