domingo, 5 de fevereiro de 2012

Sobre genealogias e heranças...

         Queridos bixos, bem-vindos à grande família da Psico USP, e, olhem, não estou sendo hipócrita ou iludida não, tem-se por aqui um costume que eu acho muito legal e útil: os veteranos adotam pra si um filhotinho (muitas vezes mais de um) e dão à sua cria toda a assistência possível. Isso, porém, não acontece exatamente de uma forma regrada. Muitos pais adotam seus filhos pelo simples critério da afinidade, outros pelo contato anterior à faculdade, outros ainda pela origem comum, fora aqueles que têm interesses que não precisam ser explicitados (algumas vezes o Complexo de Édipo fala mais alto, mas enfim...). O importante é que cada um de vocês tenha um pai ou mãe a quem pedir ajuda. Mas lembre-se que família não se escolhe, né, então avós, tias e irmãos vêm no pacote de vez em quando.
         Agora vocês podem estar se perguntando de que ajuda exatamente eu estou falando e por que esse assunto merece um texto aqui neste tão distinto manual.
Acontece que como bixos é quase uma obrigação de vocês estarem um pouco perdidos em meio às novidades da nada simples vida acadêmica, no entanto, seus veteranos já passaram pelo primeiro ano e têm dicas valiosas a fornecer. Então suguem de seus pais as numerosas xerox que eles tiverem; muitas matérias pedem que textos sejam lidos anteriormente a cada aula e esses textos podem ser encontrados nos seus originais (mesmo pra quem tem a grana suficiente, e queee grana, não são muitos os que valem a pena), disponibilizados na internet (se já existirem lá ou vocês tiverem a sorte de ter colegas prestativos como os meus, que muitas vezes digitalizaram eles mesmos) ou nas xerox dos institutos que vocês freqüentarem. Mas não só isso, provas de anos anteriores são muito úteis, resumos para tais provas, dicas para se dar melhor com o estilo de cada professor, dicas de estudo, de leitura, de onde comer, de onde beber, de ônibus, de festas, de atividades extra-IP, de como flertar com seu veterano favorito, enfim... a fonte nunca seca!
         Outro ponto importante a abordar é o cuidado que se deve ter com o material do papis ou da mamis, mesmo porque muita coisa eles herdaram dos seus pais e algumas vocês terão de devolver porque serão úteis ainda durante o curso, mas isso varia de família pra família. Ah, podem procurar pais entre todos os anos (mas o povo do segundo tá doido pra ser pai de primeira viagem ^^), sempre tem gente disposta a compartilhar seu material e sua experiência.
         Bom, era o que eu queria dizer, só me resta acrescentar que vocês também trarão muitas dicas e experiências, então sejam bonzinhos e compartilhem com a gente também, é dessa comunicação que se alimenta a vida aqui na Psico. Beijos.

(Flávia 08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário