terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Circulares

Se algo é certo na vida universitária aqui (no campus) é que um dia você precisará do circular. Nesse dia, já antecipo, ele se demorará por muitos e muitos minutos até que o pequeno bixo pense que não há mais como sobreviver ou chegar ao seu compromisso inadiável na hora. Então, surgirá, ao longe, neste momento crítico, como uma mensagem dos céus, ele: O Circular. Daí você já se sente mais feliz e esquece o quanto a demora do secular pode ser insuportável e o seu ódio mortal pelo planejamento urbano do campus.
Uma vez dentro, nada está resolvido, não se iluda. Às vezes tá cheio, às vezes só tem você, às vezes o motorista dirige de maneira aventureira e perigosa, como aqueles senhores carecas do “Missão Ultra Explosiva 14 – Joselito Se Vinga”. Agora, em se tratando dos circulares, é importante saber que existem DUAS linhas. Quase sempre as duas passam por todas as ruas da USP, mas, dentre as “grandes ruas”, é legal saber que só o Circular 2 passa na rua da Química (do bandejão da química). Ele a atravessa nos dois sentidos, indo e vindo. Essa linha é, inclusive, meio esquecida para os que saem da psico. Ela passa do outro da rua da raia, mais próximo da raia que do IP em si. Então, se você sai ali pela frente, do bloco B, é o ponto mais distante, lá do outro extremo lado da rua.
Para quem não é de São Paulo e arrumou uma casinha na Vila Indiana, o Circular 2 é a melhor pedida; chega mais rápido e... bem, chega mais rápido (no destino, não no ponto); eu demorei meses pra descobrir isso. Para o segundo semestre, ele também é a opção para os que preferem o transporte coletivo até o ICB IV, onde terão as aulas de Neurociências; no primeiro semestre, é o caminho até o IB para as aulas de Biologia. Como elas começam cedo, se você vem de ônibus e ele não para lá perto (o que diz que ele para na rua dos bancos), é só você descer em algum dos pontos dessa rua e esperar o Circular 2 (do outro lado, ou seja, você chega de um lado da Av. Prof. Luciano Gualberto, desce, e atravessa para o outro lado para pegar o Circular 2). O 2 também vai pro bandejão da química.
Nesses casos, o Circular 2 é melhor que o 1 pelo simples fato de só parar no ponto final (lá na Portaria 3, para você que arrumar uma casinha lá) depois que passar pelos seus destinos finais. Isso não acontece com a linha 1, que para no P3 e só depois sobe para o ponto da Vila Indiana (na frente do ICB). Aliás, se você frequentar pontos de ônibus dentro do campus com frequência alguém certamente algum dia perguntará: “Esse circular vai pro P3?” Agora você já sabe que todos vão. Os motoristas ficam conversando e descansando lá. E se algum dia for parar no P3 e não souber o que fazer, é só esperar que o tio logo volta e repete o mesmo trajeto.
Outra dica para os espertos é não ficar afobado no circular. Eu sei que sempre há aquele medo juvenil de que o motorista não pare no ponto e deixe você para trás, mas para com isso, não faz bem, ainda mais quando o circular tá entulhado de pessoas alegres e não muito cheirosas, num dia chuvoso, com as janelas fechadas. De fato, se você vai descer num ponto místico que o motorista nem sabe que existe, preocupe-se em se fazer aparecer e empurrar todo mundo do seu caminho. Mas existem alguns lugares em que levantar é odiável, como para descer na POLI de manhã. Eles são em tantos que precisam de um circular só para eles entre 7:00-8:00 a.m., embora eu não saiba para que você vai descer lá de manhã. O ponto do ICB é outro exemplo clássico. Não importa o período do dia, se você está vindo no primeiro ou no último circulento, sempre haverá outra alma (viva ou não) para descer naquele ponto. No ponto da CPTM sempre desce muita gente, principalmente no fim da tarde. Neste fim de tarde, aliás, desce-se em todos os pontos. Nesse período, o circular está sempre bem cheio, no mínimo, e se você der muita sorte haverá crianças (neste caso, monstrinhos nada adoráveis) gritando, pulando, brigando com outros passageiros, ouvindo músicas incompreensíveis e todo o mais.
O circular te levará a todos os cantos quando for preciso. No fim, se você for dos que usa muito as linhas, desenvolverá uma afinidade pelos bancos desconfortáveis e cinzas (um deles tem bancos roxos). Aprenda a respeitar o circular e ele sempre o atenderá, nas horas mais difíceis. Ou não. Quer dizer, se você gostar de andar de madrugada por aí, eles não estarão funcionando, né. Se você pensa em utilizá-los aos finais de semana, esqueça. Eles funcionam num esquema que ninguém entende somente aos sábados até às 14h. Esse esquema é um em que só há uma linha de circular, de trajeto incompreensível, mas que passa em todos os lugares, contudo só uma vez a casa hora, mais ou menos. Aos domingos eles não funcionam mesmo. Desista. Tirando isso, é legal. Vez ou outra o motorista tá trocando um papo bem engraçado com uma senhorinha no primeiro banco (ou sendo paquerado por ela). Além disso, sempre tem alguém falando coisas absurdas para todo mundo ouvir. É divertido para quem não tem fones de ouvido.

Cézar Luquine (11)

TRAJETOS

·             Circular 1 

            O circular 1 sai da Portaria 1 ou principal passando pela Av. da Universidade, CRUSP, Av. Prof. Luciano Gualberto, Bancos, Av. Prof. Almeida Prado, Hospital Universitário, Av. Prof. Lineu Prestes, Portaria 3 com acesso à Av. Corifeu de Azevedo Marques, Av. Prof. Lineu Prestes, Rua do Matão, Praça do Oceanográfico, Rua do Matão, Av. Prof. Almeida Prado, Av. Prof. Mello Moraes, Portaria 1. Abaixo, os pontos de interesse que esta linha serve:
1.   Portaria 1 - Acesso à portaria principal da USP
2.   Educação - Faculdade de Educação/Creche Central/Escola de Aplicação
3.   Reitoria - Reitoria/Crusp/MAC
4.   Praça dos Reitores - História e Geografia/Letras/Ciências Sociais/Casa de Cultura Japonesa/Instituto Butantan/Reitoria/Crusp/MAC
5.   Antiga Reitoria - Antiga Reitoria/Banespa/Banco do Brasil/ECA
6.   FEA - Economia, Administração e Contabilidade/Arquitetura e Urbanismo/Matemática e Estatística/Oceanográfico
7.   Biênio - Poli-Biênio/Eletrotécnica e Energia/CCE/IPT
8.   Prefeitura - Prefeitura/Clube dos Funcionários/Parque Esporte para Todos
9.   MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia/Prefeitura
10.  HU - Hospital Universitário
11.  Biomédicas III - Biomédicas III/Hospital Universitário/Copesp
12.  Odontologia - Odontologia
13.  Portaria 3 - Portaria 3/Veterinária e Zootecnia/Paramédicas
14.  Acesso pedestres Vila Indiana - Acesso de pedestres da Vila Indiana/Biomédicas I, II e IV
15.  Biociências Biociências
16.  Filosofia - Filosofia/Geociências/Clube dos Professores
17.  FAU - Arquitetura e Urbanismo/Matemática e Estatística/Oceanográfico
18.  IAG - Astronômico e Geofísico/Física/Ipen
19.  Clube dos Funcionários - Clube dos Funcionários/Prefeitura/Parque Esporte para Todos
20.  Civil - Poli-Civil/Elétrica/Biênio
21.  Metalurgia - Poli-Metalurgia/Terminal de ônibus urbanos
22.  Mecânica - Poli-Mecânica
23.  Praça do Relógio - Praça do Relógio/Psicologia
24.  Crusp - Crusp/Anfiteatro de Convenções
25.  Acesso pedestres Fepasa - Acesso à ponte da Cidade Universitária e a estação Cidade Universitária da CPTM
26.  Educação Física - Educação Física e Esportes
27. Portaria 1 - Acesso à portaria principal da USP

·             Circular 2          

           O circular 2 sai da Portaria 1 ou principal passando pela Av. Prof. Mello Moraes, CRUSP, Portaria 2 com acesso à Av. Escola Politécnica, Terminal USP de ônibus urbanos, Av. Prof. Almeida Prado, Av. Prof. Luciano Gualberto, Bancos, Av. Prof. Lineu Prestes, Hospital Universitário, Av. Prof. Almeida Prado, Rua do Matão, Praça do Oceanográfico, Rua do Matão, Av. Prof. Lineu Prestes, Av. da Universidade, Portaria 1. Abaixo, os pontos de interesse que esta linha serve:

1.   Portaria 1 - Portaria 1/Posto de Informações/Paço das Artes
2.   Educação - Física Educação Física e Esportes
3.   Acesso de pedestres Fepasa - Acesso à ponte da Cidade Universitária e a estação Cidade Universitária da CPTM
4.   Raia Olímpica - Raia Olímpica/Crusp/Praça do Relógio
5.   Psicologia - Psicologia/Poli-Hidráulica
6.   Portaria 2 - Portaria 2/Poli-Mecânica
7.   Terminal USP - Acesso ao Terminal de ônibus urbanos/Portaria 2/Poli-Metalurgia
8.   IPT - IPT/Poli-Biênio/Civil
9.   Eletrotécnica - Eletrotécnica e Energia/CCE/Poli-Biênio/Astronômico e Geofísico
10.  FAU - Arquitetura e Urbanismo/Matemática e Estatística Economia, Administração e Contabilidade
11.  Geociências - Geociências/Antiga Reitoria/Banespa/Banco do Brasil
12.  Letras - Letras/Ciências Sociais/Praça do Relógio
13.  História e Geografia - História e Geografia/Letras/Ciências Sociais/Casa de Cultura Japonesa/Instituto Butantan
14.  Farmácia e Química - Farmácia e Química/Biblioteca Química/Farmácia/Biblioteca Química e Farmácia/Semi-Industrial/Cepam
15.  Rua do Lago - Biociências
16. Biomédicas - Bio I, Bio II e Bio IV
17. Portaria 3—Portaria 3/Veterinária e Zootecnia/Paramédicas
18.  Ipen - Ipen/Copesp/Odontologia
19.  Copesp - Copesp/HU/Biomédicas III/Biomédicas I, II e IV
20.  Acesso pedestres Rio Pequeno - Acesso de pedestres Rio Pequeno/MAE
21.  Prefeitura - Prefeitura/Clube dos Funcionários/Parque Esporte para Todos
22.  Física - Física/Astronômico e Geofísico/Ipen
23.  Oceanográfico - Oceanográfico/Clube do Professores/Arquitetura e Urbanismo/Matemática e Estatística
24.  Biociências - Biociências
25.  Cepam - Cepam/Farmácia/Química
26.  Butantan - Instituto Butantan/História e Geografia/Letras/Ciências Sociais
27.  Cultura Japonesa - Casa de Cultura Japonesa/Reitoria/Crusp/Cepeusp
28. Paço das Artes - Paço das Artes/Faculdade de Educação/Creche Central/Escola de Aplicação
29. Portaria 1 - Portaria 1/Posto de Informações/Paço das Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário